17/07/2012

Filipa Martins é vice-campeã nacional



Vice-campeã de sub-12


Filipa Martins alcançou este fim-de-semana a grande final do Campeonato Nacional de Ténis de sub-12, realizado em Vilamoura, Algarve. A atleta do CTPB, que detém a primeira posição do ranking português de sub-12, começou por vencer a atleta portuense, Marta Gomes, por 6-3 e 6-4, seguindo-se, nos oitavos-de-final, Carolina Correia (CT Amadora) , a quem venceu por 6-3 e 6-1.

A ronda seguinte, frente a Francisca Carolino (CT Santarém), foi levada a terceiro set. Depois da atleta brandoense estar a vencer por 6-2 e 5-2, Francisca Carolino conseguiu levar a segunda partida a tie-break, vencendo por 7-2. A terceira e decisiva partida acabou por favorecer Filipa Martins pelo parcial de 7-5, direcionando a atleta brandoense às meias-finais. Frente a uma atleta também do top nacional, Inês Salvador (CT Lagos), Filipa Martins registou a sua primeira vitória frente à atleta algarvia, naquele que foi "um dos melhores jogos que já fez", de acordo com a própria, que saiu vitoriosa pelos parciais de 6-4, 2-6 e 6-3. Já na grande final, Filipa Martins não conseguiu derrotar a segunda cabeça-de-série do torneio, Francisca Jorge, perdendo por 6-1 e 6-3. 
Destaque igualmente para a prova de pares, onde Filipa Martins alcançou a meia-final, juntamente com Filipa Silva (CT Caldas Rainha). As duas atletas venceram primeiramente a dupla Isabel Querirós/ Rita Silva, por 6-1 e 6-2, seguindo-se a dupla Adriana Fernandes/ Marta Gomes, a a quem venceram por 6-1 e 6-0. Contudo, na meia-final, as duas atletas não superaram aquela que viria a ser a dupla campeã, Inês Salvador/ Francisca Jorge, perdendo pelos parciais de 6-2 e 6-1.

Na competição de pares mistos, Filipa Martins fez par com o também brandoense Ricardo Coelho. Os dois venceram a primeira ronda frente à dupla Vicente Rato/ Raquel Lopo, por duplo 6-1, mas viriam a ser derrotados pela dupla Francisca Jorge/ Afonso Viana, também por duplo 6-1.
A atleta do CTPB está agora a competir na prova nacional de sub-14, em Guimarães, acompanhada pelo treinador Gustavo Figueiredo, que declara que se trata de uma jovem "ainda com muita margem de progressão".





Sem comentários:

Enviar um comentário