03/04/2009

Entrevista a Rodolfo Pereira



"Gostava de ser Campeão Nacional"



O início da época tenística não poderia estar a correr melhor ao atleta brandoense, Rodolfo Pereira. Para além de ter vencido o campeonato regional de Sub-14 e de ter sido vice-campeão regional de Sub-18, Rodolfo Pereira tem sido chamado para a Selecção, disputando torneios a nível internacional. Nesta entrevista, o atleta de 14 anos conta como tem sido a sua experiência no mundo do ténis.


Qual é o teu título de sonho?

RP: Gostava de um dia ser campeão nacional e gostava de ir a uma final de um torneio internacional.


Tens sido convocado para jogar lá fora. Qual a principal diferença que notas entre os jogadores portugueses e os estrangeiros?

RP: Comparando a selecção portuguesa de Sub-14 com os outros, não noto muitas diferenças. Apesar de muitos deles terem melhores condições de treino do que os portugueses, penso que se nos esforçarmos também conseguimos chegar ao topo.


Como é que correm os estágios?

RP: Correm com muita naturalidade e são sempre muito positivos. Nesta última vez em Itália, eu, o Frederico e o Gonçalo Loureiro fizemos estágio com os mais velhos, de Sub-16, o que foi muito bom para nós. Normalmente são dois dias de estágio onde fazemos exercícios tácticos, técnicos e físicos.


Achas que o facto do CTPB não ter campos cobertos prejudica a tua prestação?

RP: Sim, prejudica-me. Ainda nesta última vez que fui chamado para a Selecção, a preparação foi complicada. Como estiveram dias de muita chuva, tive de deslocar-me para outros clubes, como o de Espinho, da Maia ou Oliveira de Azeméis, para poder treinar minimamente bem. É complicado estar num clube sem campos cobertos.


A tua família apoia-te e dá-te conselhos?

RP: Sim, eles ajudam-me muito em tudo o que eu faço. Até o meu irmão, que é mais novo. Antes de eu ir jogar, eles dão-me sempre bons conselhos: dizem para eu dar sempre o meu melhor e para nunca baixar os braços, até à última pancada.


Como é o teu dia-a-dia?

RP: Normalmente, saio das aulas às 13h00, almoço e o meu treinador leva-me para o clube às 14h00. Treino duas horas, faço um pouco de treino físico e depois estudo durante quase duas horas. Chega às 18h30 e lá vou eu treinar outra vez até às 20h00. Quando são épocas de testes na escola já não treino tantas horas.


Queres fazer do ténis uma carreira profissional?

RP: Se quando chegar à altura de decidir tiver argumentos para isso, vou de certeza fazer do ténis a minha vida. Mas se as coisas não correrem bem, viro-me para outro lado. Também gostava de ser piloto.


Perguntas rápidas 

Nome Completo: Rodolfo Almeida Fontes Pereira
Data Nascimento: 30-01-1995
Morada: Santa Maria de Lamas
Ano escolaridade: 8º ano
Ídolo do ténis: Roger Federer
Melhor pancada: Direita
Raquete: Babolat Aero Drive
Piso de eleição: Rápido
Futuro: tenista ou piloto comercial



Triunfos mais recentes 

Depois de um início de época risonho, em que foi convocado para a selecção nacional, para disputar o torneio European Winter Cups, em Itália, Rodolfo Pereira sagrou-se campeão regional de Sub-14 ao vencer, na final, o seu colega de treino Tiago Cunha por 6/2 e 6/3. Na meia-final, o tenista deixou para trás Nuno Martins, também atleta do clube brandoense, por 6/0 e 6/2. Já no Campeonato regional de Sub-18, Rodolfo Pereira superou todas as expectativas ao alcançar a grande final frente a Nicolau Monteiro (número 17 do ranking nacional de seniores), do Clube Desportivo de S. Bernardo. Apesarde ter feito um bom jogo, Rodolfo Pereira não conseguiu vencer o adversário, perdendo por 6/2 e 6/4. Mais recentemente, o atleta brandoense foi convocado novamente para a selecção nacional, desta vez para o torneio Gutysport Megaluf, em Palma de Maiorca, Espanha, que vai decorrer de 18 a 25 de Abril. Da selecção de Portugal azem parte, para além do atleta brandoense, Samuel Cabanas (AT Parque), Fernando Sousa (LT Club Açores) e Gonçalo Loureiro (CIF), orientados pelo capitão/ treinador Pedro Pereira.


Sem comentários:

Enviar um comentário